Porto e Norte de Portugal: Um destino em expansão

9 02 2010

Maria João Silva

De acordo com uma análise efectuada pela ILM Advisory aos principais indicadores turísticos da região Norte de Portugal, é possível afirmar que estamos perante um destino em expansão, tendo registado performances positivas ao nível das chegadas de turistas, dormidas e número total de visitantes nas atracções turísticas locais.

Assim, no que diz respeito ao número total de passageiros que passaram pelo aeroporto do Porto nos meses de Outubro e Novembro de 2009, registou-se um incremento comparativamente aos períodos homólogos de 2008 – mais 6,3% e 14,5%, respectivamente. A nova rota da companhia aérea low cost Ryanair, que estabelece a ligação entre Porto e Faro e que começou a operar no dia 26 de Outubro, poderá ter contribuído para os resultados alcançados no mês de Novembro, visto que em apenas três semanas de operação os voos em causa registaram uma taxa de ocupação de 80% nos quatro voos semanais, o que se traduziu em cerca de 3.600 passageiros transportados.

Por outro lado, os dados relativos à performance hoteleira das unidades de alojamento localizadas num determinado destino são um indicador igualmente importante da performance turística desse destino. De acordo com os dados disponibilizados pelo INE, a região Norte foi aquela que no mês de Outubro do corrente ano registou a maior variação positiva no número de dormidas a nível nacional (8,8%), correspondendo a um aumento de 33.400 dormidas em relação ao mês homólogo de 2008. Os resultados positivos alcançados por esta região, também expressos no incremento dos proveitos totais gerados, devem-se nomeadamente ao aumento da procura registada pelo mercado nacional (12,4%), espanhol e francês e às campanhas regionais de promoção turísticas levadas a cabo.

Uma das regiões que tem registado maior crescimento ao nível da zona Norte do país é a do Douro, sendo que diversos esforços têm sido efectuados para aumentar a visibilidade desta região a nível nacional e internacional. No dia 14 de Dezembro do corrente ano, dia em que se assinalou o oitavo ano do reconhecimento do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO, a Região do Douro reforçou as suas acções de promoção no sentido de incrementar a visibilidade internacional deste destino, tendo assinado um protocolo com a National Geographic Society. Segundo o protocolo firmado, a Região do Douro vai começar a ser difundida nas edições mensais da revista National Geographic, bem como no website desta publicação.

Um outro importante dado estatístico que espelha o aumento da procura de que esta região tem sido alvo, é o aumento verificado no número de turistas a efectuarem cruzeiros no rio Douro. De acordo com a empresa Douro Azul, principal empresa organizadora de cruzeiros na região, no mês de Novembro registou-se um aumento de 21% no número total de turistas nestas embarcações em relação ao mês homólogo de 2008, o que correspondeu a 184 mil turistas transportados. Consciente do potencial turístico da região a empresa em causa assinou um protocolo com uma operadora de cruzeiros norte-americana – Uniworld – com o intuito de no período compreendido entre 2011 e 2015 assegurar a presença de 136.500 turistas na região do Douro.

Para além do incremento da procura turística registada no Douro, também na cidade do Porto se assistiu a um aumento do número de turistas em atracções turísticas, como é o caso da Fundação de Serralves. Assim, no período 2007 – 2009 este monumento registou cerca de 1.200.000 visitantes o que se traduziu num incremento de 20% face ao período homólogo. Só no ano de 2008 Serralves recebeu 412.550 visitantes, o que o coloca no primeiro lugar da lista dos Museus nacionais com entradas pagas mais visitados em Portugal, chegando mesmo a ultrapassar o Museu Nacional dos Coches o qual obteve somente 228.570 visitantes.

Deste modo, e tendo em conta toda a informação anteriormente exposta, é razoável assumir-se que a Região Norte de Portugal é um destino em expansão e que tem vindo a registar aumentos significativos na procura fruto dos investimentos realizados nas mais distintas áreas.

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: